terça-feira, 28 de junho de 2016

Meu amor por Valparaíso-Chile


Acho que de toda minha viagem e de todos os lugares lindos que conheci, que não foram poucos, o que eu me lembro de estar mais feliz foi quando fui para o Chile e conheci uma cidade que li muito mal a respeito e foi  uma das que eu mais curti ir. Valparaíso. Conheci uma Valparaíso (conhecida como Valpo) que pelo jeito poucas pessoas conhecem, porque pelo o que li antes de ir para lá todo mundo gosta mais de Viña del Mar que é uma cidade pertinho (tipo 15 minutos uma da outra). 
E eu preferi mil vezes Valpo do que Viña. São cidades completamente diferentes uma da outra, cada uma tem seu charme, seu estilo, seu público. Viña é imponente, o lado turístico é bem rico, bonito, organizado, perfeitinho e limpo (não se engane, se você sair do turístico, vai encontrar um lugar feio e pobre, talvez seja por isso que eu não me encantei tanto com Viña, eu conheci além do lado bonito o lado triste da cidade, que provavelmente poucas brasileiros conhecem). E Valpo, bom Valpo já é pobre de natureza (modo de dizer), ela não se divide em bonito e feio, ele é uma coisa só (difícil de explicar), é uma cidade portuária, desorganizada e a quem diga até feiosa (tudo é relativo).


O que me encantou em Valpo foi a vida noturna, as pessoas, o ar de cidade artística. Ela é um museu a céu aberto, você respira arte e cultura. Mas o que fazer por lá? Não existe coisas especificas para se fazer, o ideal é andar pelos cerros da cidade, é lá que as coisas acontecem, sabe aquele lugar que o simples fato de andar sem ter para onde ir te possibilita muitas coisas? Valpo é isso! E é algo que curto muito!


Os cerros que mais gostei foram o cerro Alegre e o cerro Concepción que tem as famosas casinhas coloridas e os grafites mais legais. Pelo que andei vendo lá também é o melhor lugar para se hospedar, e aí que também está a grande diferença do meu encantamento, diferente de muitas pessoas eu passei mais de um dia por lá (duas noites), não fiz bate e volta. E acho que isso me deu tempo de me encantar, de conhecer os lugares escondidos. E te garanto quero voltar, porque faltou muita coisa para conhecer.



Algumas coisas que fizeram a diferença é que eu não peguei ascensor (elevadores) para chegar nos cerros, fiz tudo a pé e te garanto é super tranquilo (é como se fosse andar pelas ladeiras de Ouro Preto) e isso me possibilitou conhecer muitas coisas e explorar muitos lugares e a segunda coisa é que eu estava pobre e quando não temos dinheiro acabamos fazendo as coisas por conta própria e nos permitimos conhecer coisas que guias turísticos por exemplo não nos levariam e que se tivéssemos dinheiro não iriamos (tipo comer o que os locais comem, ir nos restaurantes não dos turistas, mas sim nos que os porteños (a galera que mora em Valpo) vão.



Valpo vai me deixar saudade. Fui feliz lá e se você for para o Chile, dê uma chance para Valpo também! É pertinho de Santiago (1h30) e tem ônibus que saí de 15 em 15 minutos do terminal Alameda (eu fui pela empresa turbus). 

2 comentários:

  1. QUE LUGAR INCRÍVEL! Nunca tinha ouvido falar desta cidade, e é realmente um museu a céu aberto! Que pinturas lindas, simplesmente lindas para tirar foto e apreciar.
    Adorei conhecer um pouquinho mais do lugar!
    Beijos
    Sentimentos Apurados ☮

    ResponderExcluir
  2. Siiiim é muitoo perfeito! Quue legaal que gostou!

    Beijinhos (:

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: