quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cajón del Maipo- Embalse el Yeso (Chile)


Até hoje eu tento encontrar palavras para descrever o que foi a experiência de ir para o Cajón del Maipo no Embalse el Yeso no Chile pertinho de Santiago. Me senti uma formiguinha, um pontinho no meio do nada e a sensação foi inexplicável. Esse foi o único passei que fiz com guia durante os 47 dias que viajei e se um dia voltar para lá, vou querer ir sozinha por conta própria. Por quê? Achei tudo tão corrido, não sei se foi por causa da empresa que eu fui ou se foi implicância minha (a verdade é que quando você viaja sozinho perde o costume de viajar com guias). Eu queria ficar apreciando o momento, eu queria tirar fotos, eu queria tanta coisa, mas logo eu tinha que entrar na van porque o guia ficava apressando a gente. Mas por mais que eu tenha implicado, indico ir com uma empresa se você não conhece nada (porque não tem sinalização nenhuma).
O passeio durou quase uma tarde, buscaram a gente cedinho as 7 horas da manhã e saímos de lá umas 16 horas (cheguei em Santiago umas 18 horas). Dicas que eu dou é levar um casaco corta vento, porque quando você chega no Embalse, vai estar frio e ventando muito (isso porque fui no verão, imagina no inverno), a segunda dica é levar um lanche porque lá não tem nada, absolutamente nada!

O passeio começou parando numa cidadezinha (tipo uma vila) chamada San José del Maipo onde compramos bebidas e frutas, foi lá perto que paramos também num lugarzinho lindinho para comer empanadas que estava muito gostosas e que eram assadas em forno a lenha.




Depois disso fomos andando, passamos por um túnel muito escuro, quase me deu claustrofobia (isso porque não tenho medo de escuro) dizem as lendas que era um túnel onde se praticava tortura na ditadura chilena por conta de ser isolado de tudo e vetado de som,,, Após essa pequena aventurazinha, a primeira parada foi numa pequena cachoeira que segundo os guias, as águas que caem é água de degelo. Seguimos viagem paramos num lugar onde tinha algumas casas abandonadas que serviram de moradia para trabalhadores na época da construção do Embalse el Yeso, que hoje é a o principal responsável por abastecer a cidade de Santiago.



E depois fomos em direção ao último destino, o enorme e impressionante Embalse! Encantador e foi lá que senti que poxa não somos nada nesse mundão... Uma mistura das cordilheiras, com as águas do Embalse e uma paz inexplicável.



Gosto dessa foto de cima, que mostra as pessoas pequeninhas lá no fundo, dando para ter uma noção do quanto é uma imensidão sem tamanho...




Super recomendo o passeio, se você tiver em Santiago não deixe de fazer,  é mais ou menos 2 horas de viagem e tem várias empresas que fazem o trajeto (procure bem, se informem antes e pesquise preços). Outro detalhe importante, é que dependendo dá época não consegue-se chegar no lugar por conta da neve assim o passeio é recomendado apenas de novembro a maio).

8 comentários:

  1. Olá Bia, como vai você?
    Olha o post em si é de uma paz que você não tem ideia. Só em ler suas palavras, apontando o que gostou e o que não gostou, o que é para mim é o mais importante porque apresenta as dificuldades que você pode enfrentar, me passa a pequena sensação de ter ido lá, as fotos ficaram lindas.
    -olha, você perguntou sobre o projeto fotográfico no meu blog, o 6 on 6, e tem vaga ainda sim viu, olha lá que eu te respondi como você pode participar.
    xx

    http://www.folhasdeoutono.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras Ju <3
    Valeeeu, vi lá e já te mandei o email!

    Muitooo obrigadaaa!

    ResponderExcluir
  3. A foto que você inicia esse post já mostra o quão incrível foi o passeio. Quando eu fui na casa dos parentes da minha mãe, tudo lá era forno a lenha e, nossa, o gosto fica muito bom né? Realmente, somos um pontinho preto no meio dessa imensidão de azul que nos cerca. Ficaram incríveis essas fotos com o mar azulzinho e as montanhas no fundo, adorei! Já quero ir pro Chile conhecer esse lugar.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Thami, muito obrigada pelo comentário! Siim comidas cozinhadas em forno a lenha são mais gostosas haha amoo! Também quero voltar hahaha

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oi lindona!
    Sempre tive vontade de ir pra esses cantos que não são tão longe aqui no Brasil, mas nunca ninguém me acompanha kkkkkkkk.
    Adorei mesmo a fotografia, a resenha ficou super bem explicadinha e a parte da claustrofobia eu acho que teria logo no começo kkkkkkk. É tudo bem rustico e me agrada muito isso!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofro do mesmo problema! Nunca tenho ninguém para me acompanhar, mas não seja por isso vamos começar a viajar sozinhas menina, essa viagem eu fiz sozinha e descobri que dá pra fazer muitas amizades hahaha

      Beijão!

      Excluir
  5. Oii!! vc fez essa viagem a chile enquanto fazia o intercambio pela aiesec em mendoza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Clara desculpa só vi sua mensagem agora!! Siiim, foi na minha última semana de intercâmbio!!

      Excluir

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: