sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Desafio 12 cartas para 12 meses- Carta 1

Ribeirão Preto, 19 de janeiro de 2016

Querida Bianca,

Sempre achei brega usar a expressão "Querida fulana" em cartas, mas a gente cresce e nossa criatividade é deixada de lado, então não me julgue por causa dessa expressão enfadonha, um dia me entenderá... Você deve estar se perguntando o porque dessa carta e quem está te enviando. Não tenha um ataque cardíaco com o que vou te contar, o remetente, é você mesma, no caso eu... Isso é muito confuso eu sei, mas sabe aquele seu sonho bobo de querer ir para o futuro?  Não se realizou completamente, mas eu que estou no futuro resolvi te escrever, então dizemos que realizamos juntas o desejo de viajar no tempo, mas no meu caso foi para viajar para o passado e você de receber uma carta do futuro.
Vamos parar com essa babaquice de explicar o inexplicável e vamos ao que interessa, vim aqui para te dizer umas palavrinhas e dar uns bons conselhos, que pode acreditar você deveria seguir a risca. 
Eu sei que está morrendo de medo dessa nova fase que está para começar, colegial, escola nova, amigos e todas essas coisas, não se preocupe e não perca seu tempo com inseguranças. Seja você mesma, não queira agradar ninguém, tenha menos vergonha, e não leve tão a sério aquele povo da sua nova escola. Lá fará grandes amigos e o resto ignore, as pessoas daquele lugar diferente de você são na grande parte do tempo superficiais e nunca vão ter a sensibilidade e experiência de vida que você tem, sinta-se privilégiada e não a estranha.  Falando em amizades, vou te dar um conselho que descobri recentemente, seja menos desapegada, não viva em função dos seus amigos, mas em função de si mesma, mais que isso curta os amigos do presente e não sofra de saudade dos antigos, porque senão você acabará não aproveitando suas amizades atuais e nem as antigas (seus amigos antigos, fizeram novos amigos também, não se esqueça disso). Então a primeira lição dessa carta é viva o presente e não lamente o passado, deixa ele quieto lá e só relembre de vez em nunca para matar a saudade. Segunda lição, mas não menos importante seja menos insegura, tenha confiança em suas decisões (pode ter certeza, no final tudo dá certo) se arrisque mais e se permita errar. 
Agora vamos para as coisas práticas dessa vida! Eu sei que você não gosta de lista, eu também continuo não gostando, mas ando aprendendo que elas são práticas, você deveria tentar usá-las também:
- Não dê ouvidos ao seu pai quando ele fala para estudar mais do que já estuda, ele não sabe o quanto você é a lunática por estudar e te garanto o tempo que está estudando é mais do que o suficiente. E toda sua dedicação no terceiro colegial vai ser recompensada (estude firme, como nos seus planos). Não sinta-se preguiçosa por não estudar no final de semana e nem burra por não conseguir fazer aqueles exercícios de física e de matemática, te garanto eles não vão servir para nada na sua vida (pelo menos não me fez nenhuma falta até agora) e pode ter certeza que eles não vão te tornar mais inteligente).
-Leia, leia muito, leia tudo que quer ler e mais um pouco, os anos vão passar e você não terá mais tempo para ler, toda sua vida vai ser consumada por artigos científicos intermináveis e livros acadêmicos e te garanto quando chegar as férias sua ressaca literária vai ser das bravas.
-Não pare seu inglês, estude línguas, leve a sério os exercícios e as aulas, vai se arrepender amargamente e sofrer pakas para recuperar o tempo perdido.
-Não tenha medo de falar com as pessoas, você é mais simpática do que parece e mais sociável do que pensa. Converse e não se preocupe em arrumar assunto.
-Não perca tempo com uma pessoa aí, você vai conhecer achar que é o amor da sua vida, mas pelo amooor, fujaaa!!! Eu ia te aconselhar a não fugir quando se trata do coração, mas esse conselho é contraditório, porque você sempre foge de quem não precisa e se apega aos que deveria fugir. Sim, você vai brigar comigo e dizer que não é verdade, mas me escute, eu sou mais velha do que você e sei que é verdade.
-Leia mais sobre sua profissão, vá assistir umas aulas em faculdades antes de começar o curso. Não deixe de se abrir para novas oportunidades, não duvide de você e mais que isso ignore os outros. Ninguém vai estudar por você, ninguém vai trabalhar por você, ninguém vai viver por você.
-Faça o que tem vontade de fazer, para não se arrepender depois. 
-Não reclame do seu quarto, você vai voltar a amá-lo muito em breve.
-Seja menos preocupada com as provas, com as aulas, com a escola. Falte para viajar, não fique na noia, mate aula uma vez na vida, saia mais vezes no lugar de ficar estudando loucamente. Esqueça que as provas são importantes, ria mais na biblioteca, vá assistir uns filmes no cine da escola, faça as atividades extraescolares como o espanhol (você vai precisar dele, mais do que imagina), vai viajar para conhecer os museus de São Paulo (antes que não dê tempo, o museu de Língua Portuguesa vai pegar fogo, acredite), vai conhecer as cidades históricas com seus professores (você iria ficar encantada, porque anos mais tarde você ficou). 
-Continue guardando cada centavo que ganha, isso vai fazer uma grande diferença no futuro. 
-Continue fazendo as coisas por amor, ajudando os outros, acreditando em seus projetos e nos projetos dos outros, pode ter certeza que você vai ser reconhecida e quando menos esperar.
-Acredite nessas ideias que estão na sua cabeça, pode acreditar a maioria delas vão sair do papel e mais do que isso você vai ter apoio de pessoas muito especiais na maior parte delas.
-Sim lute para ir para faculdade, ela é sim o que você sempre sonhou. No começo vai quebrar a cara, ficar frustada, se sentir uma enganada, mas depois vai ter uma certeza que nunca teve antes de estar no seu lugar. Lá fará melhores amigos, viverá as melhores experiências e terá as melhores oportunidades. Aproveite, não diga não para o novo!

Por fim não duvide de você, pode ter certeza que esses anos vão ser mais que bem vividos!
Acho que é isso, daqui uns anos nos vemos novamente, seja mais otimista, menos racional e mais impulsiva! Sempre que achar que está sendo certinha demais, se permita ser certinha de menos! Algumas loucuras são bem vindas, gostaria que você descobrisse isso, e não deixasse para descobrir só quando tiver beirando os 20 (nosso caso no momento). 

                                                                                              Beijinhos da Bianca cinco anos mais velha

P.S.: Se cuida! Mudanças são necessárias, mas continuamos ainda bem parecidas, a índole não mudou nada e acredito que mesmo você seguindo esses conselhos aí, não vai mudar radicalmente sua vida não, pode ficar tranquila!



* Essa carta faz parte do "Desafio 12 cartas para 12 meses" que estou participando, um convite da linda da Paulinha do blog Utopia Concreta, no qual explica o projeto nesse post aqui. Essa é a primeira carta e consiste em escrever uma carta para você no passado, há 10 anos, porém modifiquei um pouco e escrevi a carta para mim no passado a 5 anos atrás. Essa modificação se deu porque há 10 anos eu só tinha 9 anos e achei que ia ficar muito próximo do tempo da minha infância que é uma outra carta do desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: