sábado, 24 de dezembro de 2016

Campanha: "Fotografe mais com o celular"


Fiquei pensando por um bom tempo se valeria a pena escrever um post falando sobre minhas fotos tiradas com celular. E decidi que sim!
Acho que foi em meados de 2011 que comecei a me apaixonar por fotografias, acompanhava alguns blogs que tinham blogueiras que tiravam fotos muito legais, faziam postagens de como tirar fotos bonitas e quais as câmeras profissionais eram melhores... Foi nessa época que fiquei louca para ter uma máquina fotográfica profissional e sair tirando mil fotos por aí, eu achava que só assim eu conseguiria tirar boas fotos... 
Minha primeira e única câmera fotográfica era/ é de "terceira mão" e foi meu tio que me deu... Ele era o cara louco de 20 e poucos anos formado em publicidade e propaganda que já tinha passado por trabalhos desde agências de publicidade até projetos sociais em ONGs e acabava de abandonar a ideia de continuar fotografando casamentos, formaturas e aniversários para ganhar um dinheiro extra. Assim acabou me dando de presente a sua câmera semi profissional que tinha comprado no mercado livre já usada (por isso de terceira mão). Ela foi meu primeiro brinquedinho e na verdade é até hoje. Super velha, uma sony alfa 100 nem existe mais no mercado e hoje o celular do meu pai tem mais resolução na câmera frontal do que a minha xodozinha. Mas por que estou falando tudo isso? Porque por um bom tempo eu achava que ter fotos boas era consequência de ter uma câmera boa. 
O tempo foi passando e ele me fez desconstruir essa ideia, percebi que a câmera pode sim ajudar, mas o que faz uma foto ser boa mesmo é o fotografo que está por trás dela e não apenas o equipamento. De um tempo para cá eu quase não uso mais máquina fotográfica, a praticidade do celular e o medo de ficar carregando câmera semi-profissional pela rua me fazem recorrer a câmera do meu Smartphone quase todas as vezes que vou tirar uma foto.
E esses dias organizando as minhas pastas de fotos, algo me ocorreu, percebi que minhas fotografias tiradas com o celular estavam muito semelhante as tiradas com a câmera semi-profissional, acho que elas estavam até melhores... Parece bizarro mais TODAS as fotos das minhas viagens postadas no blog foram tiradas com celular e meu celular não é o dos melhores (Eu sempre tive um LG L7 duos e agora recentemente troquei por um moto G terceira geração), isso me faz crer que muitas vezes desejamos muito ter os melhores equipamentos, nos inspiramos nas fotos de outras pessoas e ficamos querendo saber que máquinas que elas usam e as vezes deixamos de fotografar com a famosa frase "Se eu tivesse uma câmera boa", sendo que não precisamos de nada a mais do que a sensibilidade de querer fotografar. Uma câmera fotográfica boa definitivamente não faz milagres e demorou muito para eu perceber isso.
Foi pensando nesses aprendizados que eu pensei em lançar uma campanha: "Fotografe mais com o celular", isto é, pense menos em qualidade do equipamento e mais no olhar, no ângulo e no momento que gostaria de fotografar, eles que são a chave para boas fotos. (Acho que é por essas e outras que amo o instagram)
Pensando em tudo isso resolvi dividir esse post em duas partes, sendo que a primeira termina aqui e a segunda vai ser clichê mesmo, pensei em que colocar algumas dicas do que fui aprendendo durante esses anos de fotógrafa amadora com o celular... 

4 comentários:

  1. Concordo demais contigo!! No corre corre da maior parte das viagens por exemplo, a praticidade do celular sai totalmente a frase de uma câmera pesada e que consome muito espaço, apesar que para certos tipos de situação eu não abro mão de uma qualidade um pouco maior (tenho a t5i) eu uso meu celular mesmo que tem uma qualidade incrível para tanta praticidade, alguns que amam fotografia colocam na cabeça que só terão fotos em alta qualidade com uma câmera profissional mas quem faz a foto é o fotografo, literalmente.

    http://www.folhasdeoutono.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa sonho a t5i, era um dos objetos de desejo meu há uns anos atrás hahaha Sim exatamente, a ideia era justamente isso, não quero falar que as fotos com o cel são melhores do que as da câmera, mas fazer as pessoas se libertarem um pouco dessa cobrança de só ter fotos boas com uma câmera...

      Beijinhos Bi

      Excluir
  2. Oi, Bianca! Que saudades de aparecer aqui no blog *o* Vou tentar acompanhar mais agora que estou dedicada ao meu cantinho hahahha
    Eu praticamente só tiro minhas fotos com o meu celular e quase nunca me arrependo, pois a resolução fica ótima e o celular é sempre mais prático para capturar momentos mais espontâneos! Estou louca para ver suas dicas :D
    Realmente, trancar a faculdade foi um momento que pediu muita coragem da minha parte, mas agora já não tenho mais dúvidas da minha escolha e fico muito feliz de ter saído do curso!
    Menina do céu, estou super curiosa para saber sobre esse negócio de blogagem coletiva. Você pode me explicar melhor como funciona? Se quiser pode ser lá pelo blog mesmo, ou manda um email para stargirlieoficial@hotmail.com (SIM, EU AINDA NÃO TOMEI VERGONHA NA CARA E AINDA USO O MESMO EMAIL DA ÉPOCA DE STARGIRLIE hahhahahaha). Estarei te esperando mais vezes lá no blog! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideeem, acho o celular bem mais prático tbm! Obrigadaa, logo mais elas estarão por aqui (:
      Aí que ótimooo! Eu vivi algo muito parecido com você, mas diferente não tive a coragem de desistir...
      Te mandeeeei um emaaail explicando certinhoo! Dá uma olhadinha nele! E nossa parece que foi ontem que você ainda era a stargirlie hahahahaha, super te entendo em não ter feito outro hahaha tão eu hahahahaha

      Beijinhos Bi

      Excluir

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: