terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sobre a arte de viajar...


Sobre viajar... Nunca entendi o porquê das pessoas falarem tanto que viajar é liberdade, amadurecimento, conhecimento, crescimento... Até que eu comecei a viajar, aí tudo passou a fazer sentido... Esse ano foi um ano que me permiti conhecer lugares novos, fechar as malas e embarcar. Não sei explicar, só sei que de cada viagem voltei diferente, mais dona de mim, mais entendedora do meu ser, mais madura, mais feliz e acho que também mais realizada. As vezes me pergunto se essas sensações são psicológicas ou se tudo isso aconteceu mesmo porque eu viajei... Não encontrei respostas para essa pergunta, mas tenho uma hipótese, quando viajamos acabamos passando por uma série de experiências e são as experiências que nos tornam mais sábios, mais velhos, mais maduros, que nos ensina.  
Viajar sempre foi e ainda é para mim sair da zona de conforto, pensar em perguntas que até então não tinha tido tempo para refletir, descobrir como agiria em situações aleatórias, passar por imprevistos, adquirir um repertório de histórias para contar, sentir aquele friozinho na barriga e é acima de tudo sentir cansaço (Viajar cansa muito, mas para mim sempre valeu muito a pena). 
Tenho a sensação que fazer as malas é fugir de si mesmo, para se encontrar... Paradoxo completo... Nas minhas últimas viagens aprendi muito sobre o mundo e sobre mim. Mas queria registrar sobre a penúltima que aconteceu em agosto, essa foi repleta de primeiras vezes... Foi a primeira vez que andei de avião, foi a primeira vez que apresentei uma palestra em um congresso, foi a primeira vez que enfrentei meu medo de altura e subi escadas e pedras que jamais subiria, foi a primeira vez que entrei numa cachoeira tão gelada... Parece coisas fúteis, mas tiveram uma importância significativa para mim, e não sei se foi o banho de cachoeira, se foi as experiências adquiridas ou se foi a vida mesmo, mas voltei diferente, voltei energizada, me sentindo mais segura, confiante, feliz. Queria poder fazer isso mais vezes, queria poder investir em mais momentos como esse, me desprender do mundo com mais facilidade e me deixar conhecer mais lugares, mais pessoas, mais culturas, mais eu mesma. Por mais cachoeiras, mais casinhas antigas (que eu sou apaixonada), por mais malas e aeroportos na minha vida e na de todo mundo.

Tenho a besta mania de não tirar fotos quando viajo, fico tão preocupada em aproveitar e curti o momento que esqueço sempre de fotografar... Maaaaaas tenho algumas que estão em péssima resolução porque foram tiradas com meu celular, mas conseguiram registrar um pouco do momento e ficam aqui como lembrança, dessa semana tão especial para mim...





Obrigada Goiás por ter me recebido tão bem, já sinto saudades!

2 comentários:

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: